Dial P for Popcorn: Walt Disney, 50 filmes e 10 dias depois - está concluído o top das músicas Disney

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Walt Disney, 50 filmes e 10 dias depois - está concluído o top das músicas Disney


E é hoje que terminamos o top!

Pois bem, nem parece mas já se passaram dez dias desde que comecei este hercúleo e complicado projecto (e arriscado também, acho apropriado dizer). Sabia desde o primeiro dia que escolher só cinquenta das centenas de músicas do universo Disney (estúdios Walt Disney, porque para as contas não entraram os outros dois estúdios da família) iria ser, além de uma tarefa difícil de gerir, muito injusto. No entanto, fico contente por tê-lo feito e pelo feedback positivo que fomos recebendo aqui no blogue. Este projecto, em conjunto com o PERSONAGENS DA MINHA VIDA, foi tratado com bastante entusiasmo e apoio pelos nossos leitores, o que muito agradeço. Só dão força para continuar com ideias desta magnitude. 

Não me adianto mais, deixo-vos ficar com o final desta rubrica que, imagino eu, foi o que vos trouxe cá





"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS",
por Jorge Rodrigues
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-1




10. "Going to Distance", HERCULES


Merecidamente nomeada para Óscar, esta balada intemporal sobre a descoberta do valor de cada um de nós, sobre onde vamos buscar vontade e inspiração para continuar a andar para a frente, é o auge de toda uma banda sonora brilhantemente composta e arranjada. E as duas grandes vozes que emprestam sonoridade à canção, Michael Bolton e Miguel Ângelo, são também elas pontos a favor.


Versão Original (Michael Bolton):

Versão Portuguesa (Miguel Ângelo):






9. "I See The Light", TANGLED



Estou verdadeiramente obcecado com esta música e não percebo porquê. Não é por ser nova porque estou farto de a elogiar pelo estilo retro, old school Disney que a canção tem. Não é pelas vozes porque, mesmo gostando muito de Mandy Moore e Zachary Levi, eles nem estariam provavelmente no meu top-10 de cantores que emprestaram vozes à Disney. Não é por Alan Menken porque só o trabalho desse homem nos anos 90 dava para fazer uma lista de 100 músicas preferidas. Então por que razão a tenho tão alta? Pura e simplesmente esta: ela encanta-me. 


Versão Original (Mandy Moore & Zachary Levi):

Versão Portuguesa (Anabela & Henrique Feist - razoável qualidade):





 8. "Once Upon a Dream", SLEEPING BEAUTY


A música que define o que é um conto de fadas com o selo Disney. Linda, espirituosa, apaixonante. Em 2:26, define tão bem o que é estar apaixonado e sentir-se amado por alguém. Ao mesmo tempo que funciona como a esperança da princesa que o seu príncipe ouça e venha atender ao seu sonho. E uma vez mais a versão portuguesa dá cartas. Arrepiante. Interessante será também dizer que a primeira vez que ouvi esta música não gostei. Mas ela precisa de múltiplas audições para nos envolver completamente.


Versão Original (Mary Costa & Bill Shirley):

Versão Portuguesa (Ana Paula Almeida & Manuel Rebelo):





7. "Colors of the Wind", POCAHONTAS



Se todo o filme tivesse o nível das suas canções, teríamos uma obra-prima. POCAHONTAS não é, longe disso, uma obra-prima, contudo é, ainda assim, um filme envolvente e impressionante que nos deixa afectados pelas suas lições de liberdade, de amizade, de compromisso e fidelidade à Natureza. Esta música, cantada muito bem na versão original por Vanessa Williams (exactamente, a Wilhelmina de "Ugly Betty") e cantada ainda melhor na nossa versão pela única Susana Félix, funciona como força motriz da película, criando na cabeça de John Smith, pela primeira vez, alguma noção do que é o certo e o errado, desafiando todas as convenções que ele mantinha como ideais (como os índios serem selvagens bárbaros). 


Versão Original (Vanessa Williams):

Versão Portuguesa (Susana Félix):






6. "Under the Sea", THE LITTLE MERMAID



Haverá música Disney que mais vontade nos dê de dançar que esta? Além de Sebastião fazer uma brilhante exposição de por que razão a vida no mar é melhor que a terrestre, o bom humor, a diversão e o som explosivo dos ritmos do Caribe presentes na maravilha canção são uma combinação impossível de resistir. Só dá vontade de sorrir e dançar.


Versão Original (Samuel Wright):

Versão Portuguesa (Pedro Malagueta):





5. "When You Wish Upon A Star", PINOCCHIO

Por alguma razão, digo eu, é a música que define a Disney (a que toca no genérico que introduz cada filme). PINOCCHIO é considerado o melhor filme de sempre da Disney (méritos a parte, é uma história belíssima de qualquer forma), mas a razão principal para tal não reside na sua banda sonora. Todavia, "When You Wish Upon a Star" é a peça musical, de todas as cinquenta que cá singularizei, que mais magia Disney tem condensada. Consegue-se sentir os pozinhos de perlimpimpim a chegarem até nós através de cada nota musical tocada, acompanhada pelo mais lindo refrão Disney: "When you wish upon a star / Make no difference who you are / Anything your heart desires / Will come to you". Com a Disney, sabemos que é verdade: os sonhos tornam-se realidade.


Versão Original (Cliff Edwards):

Versão Brasileira (Aristóteles Pena):

Versão Portuguesa (Carlos Mello):






4. "A Whole New World", ALADDIN

Começo a ficar sem adjectivos para descrever estas últimas canções, por isso desculpem-se se sair algum adjectivo repetido. Agora pergunto: alguma vez estiveram numa situação em que sentem em felicidade e paz completas, um sentimento absolutamente indescritível, como se a vossa vida tivesse alinhado na perfeição e tudo fosse perfeito nesse momento? Isso é o que "A Whole New World" descreve e transmite. Momentos de felicidade e prazer plenos, a exuberância do amor verdadeiro.


Versão Original (Scott Weinger e Linda Larkin):

Versão Brasileira (Joseph Carasso Jr. e Kika Tristão):

Versão Portuguesa (Edgar Fernandes e Anabela):





3. "Circle of Life", THE LION KING

Não só é a melhor cena inicial dos filmes Disney todos, não é só das cenas mais poderosas e de maior relevo que a Disney já produziu, como também é uma mistura perfeita de música, de desenho e de poderio visual. É uma música sem qualquer falha que transcende o ecrã, transformando uma abertura já de si brilhante numa cena que fica na retina o resto do filme. É um prólogo fabuloso. Um momento único de cinema.


Versão Original (Carmen Twillie, Lebo M. e Mbongheni Ngema):

Versão Portuguesa (Ana Paulino com vocais africanos por trás):





2. "Part of Your World", THE LITTLE MERMAID

O clamor de lamento e desespero mais recordado em toda a história da Disney. Ainda hoje, se vir o filme, fico imerso numa tristeza quando chega ao refrão final desta canção, de tão destroçadora que é. Ariel é uma presença luminosa no ecrã, com uma alegria contagiante, que quando a vemos no seu mais frágil e vulnerável, quando ela mostra o que vai na realidade no seu coração, quando a vemos exasperar o seu desejo de fugir do mar, uma pessoa que não se identifique com a situação dela (todos nós já sentimos, num momento ou noutro, vontade de fugir a uma situação, de escapar de alguns momentos menos bons na vida) não pode ser humana. Além de tudo isto, a sequência da qual faz parte esta música é, também ela, genial. THE LITTLE MERMAID é, para mim, o filme mais grandioso que a Disney já concebeu. E esta "Part of Your World" uma música que me toca, sempre, no coração.


Versão Original (Jodi Benson):

Versão Portuguesa (Brasileira - Gabriela Ferreira; Portuguesa - Anabela):






1. "Beauty and the Beast", BEAUTY AND THE BEAST
1
Feitas as contas, no fim de tudo isto, eu não podia não colocar esta música em #1. É por canções como esta que as crianças se apaixonam pela Disney, é por canções como esta que milhões de jovens raparigas, ao ver pela primeira vez Bela e o Monstro como amantes inesperados, começam a sonhar com os seus príncipes, é por canções como esta que um rapaz como eu começou a aprender que existem tantas outras pessoas diferentes de nós que devem ser de igual modo respeitadas. Será consenso geral que esta é a música que melhor define o espírito da Walt Disney, que esta é a melhor música que alguma vez foi composta para um filme animado. E não me admira que toda a gente saiba cantarolar os versos desta canção. Ela é, simplesmente, viva, original, única, arrebatadora.



Versão Original (Angela Lansbury):

Versão Portuguesa (Portuguesa - Ermelinda Duarte; Brasileira - Miriam Peracchi):




E agora, que terminámos isto... Qual a vossa opinião? Que músicas faltaram mesmo? Que músicas vos fizeram recordar outros tempos? Queremos saber tudo.





13 comentários:

Joana Vaz disse...

São as 10 brilhantes, inesquecíveis e maravilhosas.
Até fiquei nostálgica...

Receei que não chegasses a colocar "Going to Distance" no top 10.
Eu gosto muito da força que ela nos transmite.

"I See The Light" também me contagiou a mim. Fez-me recuar no tempo e sentir a inocência infantil.
Linda!:)

"Once Upon a Dream" é graciosa, delicada, sonhadora. Música de bailado.;)


Concordo contigo, também acho que a banda sonora de Pocahontas chega a ser bem superior ao filme.
"Colors of the Wind" tal como "Just Around the Riverbend" têm letras fortes, com uma mensagem que chega a ser mais para graúdos do que para miúdos.
Adoro música e a letra.

"Under the Sea" é divertida e alegre. Ao ouvi-la é impossível não ficar bem-disposto e
não começar a dançar. Era ao som desta?!;)

"When You Wish Upon A Star" foi tão bem definida por ti, que não consigo referir mais nada.
Enche-nos de esperanças. Mágica.

"A Whole New World" é fantástica.
Romântica e amorosa. Bela.
(A primeira música que coreografei;))

"Circle of Life" é tão poderosa.
Que grande cena. Cheia de alma!


"Part of Your World" é tão sentimental que chega a ser triste. Tocante. Brilhante.

"Beauty and the Beast" é a minha favorita de sempre.
Fiquei muito contente que lhe tivesses atribuído o primeiro lugar.
Adoro-a e traz-me óptimas recordações.:D
"Sentimentos são..."

Unknown disse...

Que excelente ideia esta lista!

Fizeste aqui um óptimo trabalho, eu não teria sido capaz. ;)

É de facto muito complicado. No geral vai ao encontro das minhas preferências também, mas teria feito algumas alterações.

A meu ver "Where do I go from here" e "The bells of Notre Dame" mereciam um lugar melhor no top.

Também teria posto a "Hakuna Matata" e a "I´ll make a men out of you" em melhores posições embora estas duas mais por motivos pessoais.

A "Reflection" provavelmente estaria no meu top 10, embora não a tenhas posto muito atrás disso. ;)

"Once upon a dream"... Bem, sinceramente não consigo gostar de nada nesse filme, por isso não a teria, de todo, posto no meu top 10.

Vi hoje o "Tangled" e "I see the light" também me contagiou! É mesmo muito pura.

"When you wish upon a star" é de facto mágica mas acho-a um pouco monótona.

E como não conseguiria fazer um top 50, fica aqui o meu top 3:

1º "Circle of Life"
2º "Beauty and the Beast"
3º "A Whole New World"

Mts parabéns pelo teu óptimo trabalho! ;)

Eduardo Costa disse...

Boas,

Já agora parabéns pelo blog. Muito bem construído, nem sei como tens tempo para fazer tudo isto, é por isso que te felicito.

Em relação a este top foi uma excelente iniciativa fazerem um top das que são as melhores músicas de toda a história do cinema, provavelmente, apesar de ser impossível fazer um top destes que seja fixo pois todas elas são grandes músicas.

O top está muito bem construído e, a meu ver, só tens umas coisas que eu não concordo inteiramente.

Primeiro, acho que é a música "Everybody wants to be a cat" devia estar mais pra cima no top. É fantástica a combinação da animação da disney com o jazz.

Segundo, para mim a "Circle of Life" é indiscutivelmente a melhor musica da disney, daí que eu a colocaria em primeiro lugar sem duvida nenhuma, não querendo tirar o merito à "Beauty and the Beast" e à "Part of Your World" que são magníficas também.
Mas, lá está, é a minha opinião e gostos há para tudo.

Por fim, devo dizer-te que te esqueceste de uma das melhores de sempre (se bem que na versão inglesa não está tão genial como na portuguesa) que é a "Be prepared" do Rei Leão. A cena onde o Scar se eleva até à Lua à medida que faz uma espécie de campanha politica sobre a "matança" a efectuar está simplesmente fantástica. No meu top 5 sem dúvida. Também uma palavra de "menção honrosa" para as musicas "Out There" e "Hell Fire" do Corcunda de Notre Dame que também estão muito boas.

Espero que continues com o bom trabalho e, já agora, Feliz Ano Novo ;)

Abraço

André Alcaide disse...

Estava à espera que acabasses a lista para vir comentar.

Excelente iniciativa =). Sem duvida que todas estas musicas marcaram a nossa geração, mas, mais que isso, são intemporais. Tudo o que a Disney quis transmitir pode e deve ser aplicado hoje em dia... é fantástico.

Quanto à lista em si: Pequena Sereia sem dúvida no top 10; Hércules é um filme épico com uma banda sonora que (para mim) é extraodinária, e sim, concordo plenamente com o teu nº1 e as tuas razões para tal.

Parabéns pelo trabalho, por todo o blog, e que o próximo ano seja de sucesso, e bons filmes para poderes trabalhar muito xD

Jorge Rodrigues disse...

JOANA:

Bem me parecia que ias gostar do meu top-10. E também achava que não ias aprovar a "Once Upon A Dream" entre as dez melhores.

Mas pronto, opiniões são opiniões. E eu achei que devia.

Ainda bem que partilhas da minha admiração pela "I See The Light", que me fascinou por completo. Mesmo. Nunca vi nada assim. Já sei a letra decor.

No fim de contas, constam no meu top-20 os meus filmes Disney favoritos (hás-de reparar).

E o top-5... Não podia ser de outra forma. Aliás, acho injusto ter classificado estas cinco, que são tão diferentes e tão singulares entre si. Em particular, CIRCLE OF LIFE, PART OF YOUR WORLD, BEAUTY AND THE BEAST, que fazem parte do imaginário Disney. Toda a gente sabe estas canções.


ANA RITA:

Primeiro que tudo, obrigado pelo comentário (que acho que é o primeiro por estas bandas; que se repita :P)

Pois, eu depois analisando a lista objectivamente, esses títulos que mencionaste poderiam de facto estar mais acima. "Hakuna Matata", em particular, se calhar estaria no meu top-10 hoje. A nossa disposição para certas músicas também varia de dia para dia, I guess.

Ainda bem que gostaste muito do TANGLED também. O raio do filme muito me impressionou.

E obrigado pelos elogios ;)


EDUARDO:

Admito que foi o primeiro erro crasso que dei. E engraçado que já tinha reparado há 2 dias. Mas como já tinha a lista toda feita... não pude incluí-la. Mas vá, fica aqui a minha admissão, se eu fosse refazer esta lista "Be Prepared" constaria sim.

De resto, muito obrigado pelos elogios e sim, eu percebo sem dúvida a preferência pelo CIRCLE OF LIFE. Como disse acima, as primeiras cinco podiam nem estar classificadas, dado que são todas brilhantes músicas e muito distintas entre si.


ALCAIDE:

Obrigado por cá vires comentar, obrigado pelos elogios, obrigado pelos desejos para 2011, que eu retribuo ;)

É sem dúvida fabuloso olhar para trás, para todo este "império" musical que a Disney construiu ao longo dos anos e pensar no número de pessoas que já contagiou. É brutal. E nós somos alguns deles.

HERCULES tem uma excelente banda sonora, nem sempre respeitada, é verdade. Tal como THE HUNCHBACK OF NOTRE DAME, para mim.

E pois ainda bem que estamos de acordo no #1.


Obrigado pelos vossos comentários,

Jorge Rodrigues

Jaime Lourenço disse...

De facto esta iniciativa foi muito interessante. Este top 10 está também de acordo com algumas das minhas escolhas. Aliás esta iniciativa também me levou a postar no meu blog o meu top 10, tem algumas diferenças mas na maioria está igual.

arm disse...

Muito boa selecção.

Tenho de confessar que para mim as melhores músicas vieram com Pocahontas (filme muito underrated) e The Little Mermaid.

Jorge Rodrigues disse...

ARM:

Aí dou-te completa razão. As composições de Alan Menken, passe ao lado BEAUTY AND THE BEAST, são muito mal qualificadas.

Não percebo porquê.

POCAHONTAS, HUNCHBACK, LITTLE MERMAID são excepcionais muito à custa das suas músicas.


JAIME:

Já te respondi no blogue, concordo com várias das tuas escolhas :)


Obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

Mariana disse...

A minha música favorita de sempre é "Quantas cores o vento tem" da Pocahontas! Também adoro a do filme Entrelaçados, desde que vi o filme que estou sempre a cantar a música. Óptimo trabalho:) Parabéns:)

Jorge Rodrigues disse...

MARIANA:

Obrigado pelos comentários ao longo das partes deste top e obrigado pelo elogio final :)

Ainda bem que gostaste. Partilhamos, pelo que vi, várias favoritas.

Cumprimentos,

Jorge Rodrigues

Lokona disse...

Ei, caro amigo, vi que faltaram "Where The Dream Takes You" de Atlântida: O Continente Perdido (este blog é português, certo? - é que sou do Brasil - mas a versão brasileira da música - "Junto com teu sonho" - é beeem melhor do que a original. Não é nem gabação mas a Deborah Blando arrasa!), "Love Will Find a Way" de "O Rei Leão 2" e "Your heart will lead you home" de "Tigrão - O Filme" que, tmbém ressalto, a versão brasileira - "Basta ouvir se Coração" também é muuuito linda *-*

Jorge Rodrigues disse...

LOKONA -- Como percebes, foi difícil resumir-se a cinquenta. Havia muitas mais a considerar, todas excelentes. Por acaso tens aí uma de que não me lembrei, a 'Love Will Find A Way' do The Lion King 2.

As outras... não as considero merecedoras de top-50. Mas muito boas ainda assim.

Obrigado pelo comentário e espero que voltes!

Jorge Rodrigues

Lokona disse...

Owh..deu pra ver mesmo, companheiro...pra mim mesma deu um trabalhão pra fazer um top 10 dos meus filmes favoritos Disney, imagina músicas??
Mas tudo bem, respeito sua opinião, embora tenha visto algumas músicas neste top que poderiam estar em outras colocações.. mas pondo "Beuty and Beast" entre os primeiros, "tá de boa" então \o/
Dá uma passadinha no meu blog um dia e dê uma comentada nele se não for muito incômodo :D
Abraço :D