Dial P for Popcorn: Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual



Continuando a contagem...


Para comemorar a estreia de "Tangled", a continuar na senda musical dos últimos dias (ainda virá mais um artigo a respeito de bandas sonoras mais daqui a pouco), decidi compilar um top consideravelmente diferente: em vez de analisar, classificar, ou listar os cinquenta filmes da Disney por ordem de preferência, vou optar por fazer uma lista.

A minha lista, contudo, não será dos filmes. Será das músicas. Colocando cinco músicas por dia, chegaremos a dia 31 de Dezembro com as minhas cinquenta músicas preferidas do universo Disney.



Primeiro, queria pedir-vos um favor: não julguem a lista nem a levem demasiado a sério. Acaba por ser uma escolha muito pessoal e, quando assim é, é sempre bem feito. Estamos a falar de músicas que nos dizem a todos coisas diferentes, que nos transportam para outro mundo, que nos ensinaram e nos acompanharam ao longo do nosso crescimento. 

Queria pedir-vos ainda outra coisa: que me vão apontando, ao longo dos dias, sugestões de músicas que eu possa talvez ter esquecido e que vocês gostavam que incluísse na lista. Agradecia o máximo de sugestões possíveis (tentem não pensar nas mais óbvias, daquelas que indubitavelmente eu teria na lista).


"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS"
by Jorge Rodrigues
 

#50-46 | #45-41 | #40-36 | #35-31 | #30-26
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-6 | #5-1






40. "He is a Tramp", LADY AND THE TRAMP


Tinha que estar tão acima só por duas coisas: pelas actrizes que emprestam as vozes à emblemática personagem da Peg. Peggy Lee e Rita Guerra, duas excelentes cantoras, dão a voz a uma música que, noutras mãos, não teria o mesmo efeito charmoso e nonsense que tem.

Versão Original:


Versão Portuguesa:









39. "Cruella DeVil", 101 DALMATIANS

Mais um caso de uma música que não tem tanto a ver com a música (que é má) mas com a personagem. Como criar uma lista de músicas Disney e não incluir a música que imortaliza uma das maiores vilãs Disney de sempre: Cruella DeVil.

Versão Original:


Versão Portuguesa (Brasil):




 

38. "The Bare Necessities", THE JUNGLE BOOK


A mais vívida lembrança que tenho de THE JUNGLE BOOK é esta música. Fazer "somente o necessário" é a ordem. Baloo, talvez a personagens mais relaxada e contentada do universo Disney, explica-nos humoradamente como sobreviver sem ter muito trabalho.

Versão Original:



Versão Portuguesa (Brasil):







37. "Down in New Orleans", THE PRINCESS AND THE FROG


A música introdutória de PRINCESS AND THE FROG fazia prometer um grande filme, que depois acaba por não se concretizar em pleno. Esta música inicial, cheia de alegria e de boa-disposição, dá o mote para o que já se sabia que seria um filme de princesas diferente.

Versão Original:


Versão Portuguesa (Reprise):











36. "Nothing Like a Friend", ALADDIN 2: RETURN OF JAFAR

Este lugar era para ser ocupado por "I Wonder", mas de repente lembrei-me do quanto gostava desta música, a música que o Génio canta numa das suas primeiras cenas em ALADDIN 2. O resto do filme não vale um terço do que esta canção vale, sendo por isso um momento de génio a valorizar num filme de outro modo medíocre. E uma cena que tem se acompanhada pelo vídeo.



Versão Original:


Versão Portuguesa:




A lista continua amanhã...


2 comentários:

Joana Vaz disse...

Oh, que bela lembrança tenho do "Somente o necessário". Gostava imenso dessa cena!:)

Só agora ouvi a versão portuguesa de "Down in New Orleans" e é tão inferior à original. Que pena!
Mas gosto muito da original. A minha favorita das cinco.

"Nothing Like a Friend" não aprecio muito.

"Cruella DeVil" é das cenas mais memoráveis do filme.
"Cruella, Cruella, Cruel...." é uma expressão única e bem descritiva!;)

"He is a Tramp" é...engraçadita.

Jorge Rodrigues disse...

Sim, de facto DOWN IN NEW ORLEANS poderia estar mais alto. Mas a verdade é que é um filme Disney que me divertiu mas não me deu grande interesse.

Estas cinco músicas estão, diga-se, no limbo do meu top. Nem são muito boas, nem são mais fracas. São... medianas.


Obrigado pelo comentário,

Jorge Rodrigues