Dial P for Popcorn: Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual


E terminamos ao pé do top-10 hoje..

Para comemorar a estreia de "Tangled", a continuar na senda musical dos últimos dias (ainda virá mais um artigo a respeito de bandas sonoras mais daqui a pouco), decidi compilar um top consideravelmente diferente: em vez de analisar, classificar, ou listar os cinquenta filmes da Disney por ordem de preferência, vou optar por fazer uma lista.

A minha lista, contudo, não será dos filmes. Será das músicas. Colocando cinco músicas por dia, chegaremos a dia 31 de Dezembro com as minhas cinquenta músicas preferidas do universo Disney.



Primeiro, queria pedir-vos um favor: não julguem a lista nem a levem demasiado a sério. Acaba por ser uma escolha muito pessoal e, quando assim é, é sempre bem feito. Estamos a falar de músicas que nos dizem a todos coisas diferentes, que nos transportam para outro mundo, que nos ensinaram e nos acompanharam ao longo do nosso crescimento. 

Queria pedir-vos ainda outra coisa: que me vão apontando, ao longo dos dias, sugestões de músicas que eu possa talvez ter esquecido e que vocês gostavam que incluísse na lista. Agradecia o máximo de sugestões possíveis (tentem não pensar nas mais óbvias, daquelas que indubitavelmente eu teria na lista).



"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS",
por Jorge Rodrigues
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-6 | #5-1




15. "Unbirthday Party", ALICE IN WONDERLAND


Digam o que quiserem desta canção, é um clássico. Além de ser fácil de decorar (a ponto de eu já a ter cantarolado até em comboios), além de fazer parte do meu imaginário desde há muitos anos, além do facto de já a ter cantarolado com outras pessoas nas ruas de Coimbra, esta música contém todo o espírito deste ALICE IN WONDERLAND. Irónica até dizer chega, ternurenta e divertida, deixa logo qualquer pessoa bem-humorada.



Versão Original:

Versão Portuguesa:





14. "Friend Like Me", ALADDIN

Um testemunho ao génio do Génio. Carismático, inventivo e o servente mais divertido que alguma vez alguém terá, é nesta música que o Génio de ALADDIN se revela. Histriónico e excêntrico, é certo, mas com um entusiasmo que nos excita só de ver. E uma das melhores cenas de um filme de animação.


Versão Original:

Versão Portuguesa:





13. "Be Our Guest", BEAUTY AND THE BEAST

Mais uma cena brilhante, desta vez do quase perfeito BEAUTY AND THE BEAST. Ao grande estilo de um musical da Broadway, os objectos domésticos viram autênticos bailarinos e cantores e montam uma grande produção cujo objectivo era apresentar o jantar a Belle. Escusado será dizer: foi um sucesso.


Versão Original:

Versão Portuguesa:





12. "Just Around the Riverbend", POCAHONTAS

A escolha mais pessoal da minha lista. "Just Around the Riverbend" é bem capaz de ser a minha música Disney favorita, mas tenho também noção que não tem arcabouço para as onze músicas que estão acima dela. É uma pena que muitos a ignorem, porque é uma canção que acho magnífica, que aborda diversos valores morais importantes, como a liberdade, a força de vontade e a diferença entre o certo e o errado. E a viagem rio abaixo é emocionante.


Versão Original:

Versão Portuguesa:





11. "Reflection", MULAN

Uma canção poderosa e muito forte em termos emocionais, "Reflection" é a MVP das canções de MULAN. A voz de Christina Aguilera (em português: Anabela) transforma as palavras da melodia em pura magia, dando a Mulan uma fragilidade e vulnerabilidade que ainda não tínhamos visto destacado na personagem e que dá o mote, de forma brilhante, para a cena que se segue, em que Mulan tem que escolher entre agradar-se a si ou agradar a sua família.


Versão Original:

Versão Portuguesa:









E agora a pergunta que se impõe: Quem é que acham que vai faltar no meu top-10?



5 comentários:

Joana Vaz disse...

"Reflexion" é a minha favorita!
Adoro-a!:D
A Mulan foi desde sempre a personagem Disney com quem mais me identifiquei, também pelas semelhanças físicas, tenho de confessar:P, mas sobretudo pelo personalidade e esta música mostra algumas dessas minhas características.

"Just Around the Riverbend" é linda!!:D Se não fosse a minha adoração pela Mulan, talvez até a considerasse a predilecta destas cinco.;):D
Susana Féliz muito bem. Adoro a nossa versão!:D

Beauty And The Beast é tão grandioso! Todas as suas músicas são de um grande nível e a cena de "Be Our Guest" é memorável.

"Friend Like Me" é a que menos a gosto desta mini-lista.

E tenho um carinho especial por "Unbirthday Party", exactamente pelo facto de ter sido cantarolada nas ruas de Coimbra.
(E não foi a única!;))

Jorge Rodrigues disse...

Concordo com o que tu disseste, à excepção de FRIEND LIKE ME, que neste momento já atingiu o estatuto de clássico!

Obrigado pelo comentário,

Jorge Rodrigues

DiogoF. disse...

A minha favorita destas, sem dúvida, e que ocupa um lugar de grande importância numa eventual lista minha: Friend Like Me !

Catarina Norte disse...

Primeiro quero louvar esta iniciativa, um exercício deveras interessante e certamente hercúleo! O universo da Disney não seria o mesmo sem as suas canções!

“Be My Guest” é um espectáculo prodigioso, “Reflection” é intima e corajosa! Quanto à Pocahontas, sem desmérito algum para esta, prefiro “Colours of the Wind”!
Mas sem dúvida que, destas cinco, a “Friend Like Me” é a minha favorita, hilariante e extravagante, bem à imagem do Génio, uma das personagens mais memoráveis da Disney!

Mariana disse...

Desta lista, a música da Mulan é a minha favorita:)