Dial P for Popcorn: UPDATE ÓSCARES: 41 Canções Originais Elegíveis - Previsões

domingo, 19 de dezembro de 2010

UPDATE ÓSCARES: 41 Canções Originais Elegíveis - Previsões




A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), que entrega anualmente os Óscares, revelou esta semana a lista das canções em disputa pela nomeação para Melhor Canção Original. Como saberão, para uma canção receber uma nomeação deve ter uma aprovação geral, por parte de todo o júri, com uma classificação superior a 8,25 (isso foi o que eliminou "The Wrestler" da corrida em 2008, por exemplo). Este e outros critérios mais restritivos que esta categoria ostenta tornam-na difícil de digerir por parte de alguns críticos (como eu), que acham que é uma vergonha a selecção que fazem todos os anos para entregar o prémio. Termos músicas como "Come What May" ("Moulin Rouge", 2001) ou "The Wrestler" ("The Wrestler", 2008) eliminadas do concurso com pontuações inferiores e depois vermos músicas terríveis como "O'Saya" ("Slumdog Millionaire", 2008) nomeadas entristece-me o coração. O ano passado, felizmente, acertaram mais ou menos na mouche, com cinco bons nomeados (e conseguido evitar o falhanço épico que seria a nomeação de "Cinema Italiano" de "Nine", por exemplo).

Bom, divergi do ponto. Bem, como disse, a Academia anunciou esta semana as 41 canções eligíveis para nomeação para os Óscares de 2011. A lista das canções segue abaixo - e tomei a liberdade de incorporar a música (cortesia do YouTube) nos casos em que esta se encontra on-line:


"Alice" de ALICE IN WONDERLAND (Avril Lavigne)


"Forever One Love" de BLACK TULIP (Natalie Cole)

"Freedom Song" de BLACK TULIP (Natalie Cole)


"Bound to You" de BURLESQUE (Christina Aguilera)



"Welcome to Burlesque" de BURLESQUE (Cher)


"You Haven't Seen The Last of Me" de BURLESQUE (Cher)



"There's A Place For Us" de CHRONICLES OF NARNIA: VOYAGE OF THE DAWN TREADER (Carrie Underwood)


"Coming Home" de COUNTRY STRONG (Gwyneth Paltrow)



"Country Strong" de COUNTRY STRONG (Gwyneth Paltrow)





"Me & Tennessee" de COUNTRY STRONG (Gwyneth Paltrow, Tim McGraw)


"Despicable Me" de DESPICABLE ME (Pharrell Williams)


"Prettiest Girls" de DESPICABLE ME (Pharrell Williams)



"Dear Laughing Doubters" de DINNER FOR SCHMUCKS (Pharrell Williams)


"Better Days" de EAT PRAY LOVE (Eddie Vedder)


"If You Run" de GOING TO DISTANCE (The Boxer Rebellion)


“Darkness before the Dawn” de HOLY ROLLERS (MJ Mynarski e Paul Comasky)


"Sticks & Stones" de HOW TO TRAIN YOUR DRAGON (Jónsi)

“Le Gris” de IDIOTS AND ANGELS (Nicole Renaud)



“Chanson Illusionist” de L'ILLUSIONISTE (Sylvain Chomet)

“Never Say Never” de THE KARATE KID (Justin Bieber)



“To the Sky” de LEGEND OF THE GUARDIANS: THE OWLS OF GA'HOOLE (Owl City)



“What If” de LETTERS TO JULIET (Colbie Caillat)



“Life During Wartime” de LIFE DURING WARTIME (Devendra Benhart ft Beck)



“Made in Dagenham” de MADE IN DAGENHAM (Sandie Shaw)



“Little One” de MOTHER AND CHILD (Julie Schwartz)



“Be the One” de THE NEXT THREE DAYS (Moby)





“If I Rise” de 127 HOURS (Dido & A.R. Rahman)



“When You See Forever” de THE PERFECT GAME (Kendra Law)



“I Remain” de PRINCE OF PERSIA: THE SANDS OF TIME (Alanis Morissette)



“Dream Big” de PURE COUNTRY 2: THE GIFT (Katrina Elam)



“How I Love You” de RAMONA & BEEZUS (Michael Frant & Spearhead)



“Darling I Do” de SHREK FOREVER AFTER (Landon Pigg, Lucy Schwartz)



“Noka Oi” de SIX DAYS IN PARADISE (Eddie Wakes)



“This Is a Low” de TAMARA DREWE (Swipe)



“I See the Light” de TANGLED (Mandy Moore, Zachary Levi)



“Rise” de 3 BILLION AND COUNTING (Debbie Gibson)

“We Belong Together” de TOY STORY 3 (Randy Newman)



“Eclipse: All Yours” de TWILIGHT SAGA: ECLIPSE (Metric)



“Nothing” de TYLER PERRY'S WHY DID I GET MARRIED TOO? (Janet Jackson)



“A Better Life” de UNBEATEN (Clint Black)

“Shine” de WAITING FOR SUPERMAN (John Legend)



“The Reasons Why” de WRETCHES & JABBERERS (J. Ralph)




Não tendo ouvido sete-oito músicas das quarenta e um, tenho que começar logo por me perguntar: Onde estão as músicas de "Scott Pilgrim vs the World"? Porque razão foram consideradas ineligíveis? E de "Tangled", qual a razão para a exclusão de "Mother Knows Best"? Muito estranho. E depois temos "lixo" como a Colbie Caillat, o Justin Bieber, o Pharrell Williams e outros a entupir a categoria. Incrível.

Em termos de favoritos pessoais, a minha escolha é óbvia: se fosse eu a escolher, ou ganharia a música country escrita por Chris Martin para o filme da mulher, "Country Strong", cantada por Gwyneth Paltrow e pelo seu co-protagonista Tim McGraw, "Me and Tennessee", ou venceria a brilhante música de Jónsi para "How To Train Your Dragon", "Sticks & Stones", ou então daria o prémio à portentosa balada composta por Diane Warren (seis vezes nomeada para Óscar) para a superestrela pop Cher, "You Haven't Seen The Last of Me". Completaria os meus nomeados com uma das duas músicas de "Tangled", "Mother Knows Best" cantada por Donny Murphy ou esta "I See The Light" e com uma das excelentes músicas de "Scott Pilgrim vs the World", potencialmente "We Are Sex Bom-Omb".

Abaixo vos deixo estas duas músicas que aqui referi - e que foram consideradas inelegíveis pela Academia (enfim):




E para acabar, deixo-vos ficar com os prováveis nomeados na categoria:


"I See A Light", TANGLED
"Shine", WAITING FOR SUPERMAN
"You Haven't Seen the Last of Me", BURLESQUE
"If I Rise", 127 HOURS
"Me & Tennessee", COUNTRY STRONG


A primeira é do filme animado musical do ano, a segunda é de um documentário de Guggenheim (lembram-se do "An Inconvenient Truth" e do resultado nesta categoria?) e a terceira é do musical do ano (bónus: cantada por uma lenda e composta por outra lenda).  Estas três estarão certas. A partir daqui, é uma luta a quatro entre as duas acima mencionadas e "We Belong Together" (desvantagem: vitória anterior de Randy Newman em 2001; vantagem: nomeações prévias em 1995 e 1999 pelos outros dois filmes da franchise) e a outra música de "Burlesque" com hipóteses, a balada de Aguilera, "Bound To You".




E qual é a vossa opinião acerca destas músicas todas?



6 comentários:

João Fonseca Neves disse...

A música do Scott Pilgrim é realmente muito boa! Aliás, eu tenho pena que os Sex Bob-Bomb não sigam o mundo da música e criem mais. O filme deixou-me com água na boca ;)


Já sei que vais acertar. Em Oscars não falhas! ;)

Abraço!

Joana Vaz disse...

Afinal acho que ainda não tenho favorito, gosto muito de “Me & Tennessee”, talvez mais do que de ” You Haven't Seen The Last of Me".
"Sticks & Stones" é das mais engraçadas de toda a lista. Fica no ouvido. “
Little one” é de um estilo que aprecio muito.
“I see the Light” tem o encanto das músicas Disney.
“We belong Together” é divertida e bem-disposta.
“Better Days” tem a voz extraordinária de Eddie Vedder.

E desculpem-me, mas eu não aprecio de “We are Sex Bom-Omb”.

Julia disse...

Eu gosto muito da sua lista de favoritos e concordo com as indicações, apesar de esperar alguma surpresa, como já é de praxe na categoria.

Não entendi até agora a questão das músicas de Scott Pilgrim, mas no caso de Tangled a culpa é do Alan Menken, que decidiu nomear somente uma música, no caso I See the Light para ter mais chances e evitar o que aconteceu com Encantada.

Jorge Rodrigues disse...

@João,

Sim, aí está uma coisa com que ninguém pode discordar acerca do filme: é a excelente banda sonora. Eu gosto muito desta música introdutória, mas há mais grandes exemplos do belo trabalho de Beck e Cª.

Espero não falhar por muito nas previsões, Samm.


@Joana,

As que relembraste são as melhores da lista, de facto. Neste momento já tenho quatro favoritos: às minhas 3 referidas junto "I See The Light". Em contexto é brilhante, fora dele... também.

A "Better Days" é MAIS uma versão das músicas do Eddie Vedder pós-Pearl Jam. Parece um rip-off das músicas que compôs para a BSO de "Into The Wild". É boa mas nada de novo.


@Julia,

Primeiro que tudo obrigado pela preferência, penso que é a sua primeira vez cá. Espero que volte :)

Quanto à lista de escolhas, também concordo, vamos ter alguma surpresa. Esperemos que para variar seja uma boa (vá, surgir "Take It All" em vez de "Cinema Italiano" não foi mau o ano passado, mas a surpresa de 2008, com "The Wrestler" fora dos nomeados, não foi nada porreira).

E quanto a isso do Alan Menken, de facto ainda bem que me relembra porque já tinha lido isso nalgum lado. É neste momento a favorita à vitória, ao lado de "Shine". Espero que ganhe. Estamos há muito tempo ser premiar o genial Alan Menken.


Obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

Tiago Ramos disse...

Desde que não ganhe Alice (nem receba qualquer nomeação) já fico feliz. A canção é medonha. Tangled é a preferida, embora Burlesque também possa surpreender. E sim, acho que vamos ter algumas surpresas entre os nomeados...

Jorge Rodrigues disse...

@Tiago,

Concordo absolutamente contigo, a canção da Avril Lavigne é muito má. Aquilo é uma mistura terrível de má música com maus vocais e com má composição.

De resto, também acho que a música de TANGLED é a favorita, se bem que a balada de Cher e a música de WAITING FOR SUPERMAN também têm hipóteses.

Contudo, como o ramo Musical da Academia tem sempre uma surpresa na manga... não se pode confiar muito em favoritismo (basta relembrar 2008).


Obrigado pelo comentário,

Jorge Rodrigues