Dial P for Popcorn: Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual



Continuando a contagem de ontem...


Para comemorar a estreia de "Tangled", a continuar na senda musical dos últimos dias (ainda virá mais um artigo a respeito de bandas sonoras mais daqui a pouco), decidi compilar um top consideravelmente diferente: em vez de analisar, classificar, ou listar os cinquenta filmes da Disney por ordem de preferência, vou optar por fazer uma lista.

A minha lista, contudo, não será dos filmes. Será das músicas. Colocando cinco músicas por dia, chegaremos a dia 31 de Dezembro com as minhas cinquenta músicas preferidas do universo Disney.



Primeiro, queria pedir-vos um favor: não julguem a lista nem a levem demasiado a sério. Acaba por ser uma escolha muito pessoal e, quando assim é, é sempre bem feito. Estamos a falar de músicas que nos dizem a todos coisas diferentes, que nos transportam para outro mundo, que nos ensinaram e nos acompanharam ao longo do nosso crescimento. 

Queria pedir-vos ainda outra coisa: que me vão apontando, ao longo dos dias, sugestões de músicas que eu possa talvez ter esquecido e que vocês gostavam que incluísse na lista. Agradecia o máximo de sugestões possíveis (tentem não pensar nas mais óbvias, daquelas que indubitavelmente eu teria na lista).


"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS"
by Jorge Rodrigues
 

#50-46 | #45-41 | #40-36 | #35-31 | #30-26
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-6 | #5-1




45. "Bella Notte", LADY AND THE TRAMP


Não é particularmente uma música que eu goste muito, mas até pelo facto de ser a música que serve de fundo para a cena mais famosa de LADY AND THE TRAMP, tinha que estar aqui na lista. A lua, as estrelas, os dois "amantes"... Um jantar perfeito.
 

Versão Original:

Versão Portuguesa:





44. "Honor To Us All", MULAN


Uma das primeiras entradas de MULAN nesta lista. Das músicas todas do filme, esta é aquela que eu menos gosto. É leve, é engraçada, é uma boa música de abertura, mas não é nada de particularmente especial.
 

Versão Original:

Versão Portuguesa:





43. "I Thought I Lost You", BOLT


Tive que pegar na lista das cinquenta longas-metragens para me lembrar que BOLT fazia parte delas. É que parece-se tanto mais com um filme da Pixar que dos estúdios Disney... Enfim. A música é particularmente alegre e inspiracional, dando valiosas lições de fidelidade e de amizade. É moderna, é fixe e é cantada por Miley Cyrus (sim, estou de facto a dizer que aprecio o contributo dela para esta canção).
 

Versão Original:





42. "Everybody Wants To Be A Cat", ARISTOCATS


A entrada mais atípica da lista. Mais controversa. Pode não parecer uma grande música, mas se olharmos ao significado e à metáfora subentendida na canção... é muito inteligente. "Todo o mundo quer a vida que um gato tem." E é capaz de ser mesmo verdade. O jazz e a alma funk da canção fazem o resto. Festa pela noite fora, é o que se quer.


Versão Original:

Versão Portuguesa:





41. "Zero to Hero", HERCULES


Quem me disser que não gosta das Musas do HERCULES está a gozar comigo. Elas são sensacionais (e de longe a melhor parte do filme - sim, até acima da Meg. Ok, ao mesmo nível da Meg). A versão portuguesa consegue igualar o original, numa mistura de som e imagem admirável, com uma edição espantosa, a criar uma música que resume, de forma excelente, o que poderia demorar meia-hora de filme a explicar.
 

Versão Original:

Versão Portuguesa:



A lista continua amanhã, mas até lá... Que me dizem da lista até agora?



5 comentários:

manata disse...

discordo. tanto da 42 como da 41. aliás, da 41 já nem me lembrava dela. grande sonoro.

Tiago Ramos disse...

Destas adoro a Honor To Us All, da Mulan.

Joana Vaz disse...

A que mais gosto destas cinco é exactamente "Zero to Zero", tão divertida e alegre!:D (Mais uma sabida de cor;))

Pelo contrário, a que menos aprecio é a "Bella Notte". É tão nostálgica.

Concordo contigo quando achas "Honor To Us All" a música mais fraca da Mulan. Gosto dela, mas em relação ao resto do reportório do filme é realmente inferior.
(Espero que nessa tua lista apareçam Reflexion e I'll Make A Man Out Of You).

A dos Aristocats é bem disposta e muito diferente. Há dias em que a acho fabulosa e outros que nem tanto. Mas merece um lugar na lista, sem dúvida.;)

"I Thought I Lost You" é uma versão mais moderna da Disney, mas até é uma boa combinação.

DiogoF. disse...

Até me deu uma coisa quando vi aí Who Wants to Be a Cat. Palmas. Acho que todas as músicas deste filme ficam no meu top 15 ou coisa assim ahah

Jorge Rodrigues disse...

Todos:

O problema com a música dos Aristocatos é que não me diz particularmente nada, assim como o filme. Percebo que para quem goste muito do filme pareça algo injusto estar tão abaixo mas pronto.

O caso da Mulan é pura e simplesmente porque não era justo ter três músicas da Mulan no top-25 e então uma delas tinha que ficar mais abaixo. Ficou este que era a piorzita.

E a do Hercules... por muito que eu goste das Musas e da música em si, não consigo achá-la melhor do que a grande maioria das músicas acima.


Tenho ainda que dizer que do #30 para cima nota-se a minha selectividade. De #30 para baixo são músicas todas mais ou menos no mesmo patamar de qualidade para mim que tive de organizar assim.


O que interessa, no fim, é o conjunto das 50.


Obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues