Dial P for Popcorn: Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual


E a lista está a caminho do #1...

Para comemorar a estreia de "Tangled", a continuar na senda musical dos últimos dias (ainda virá mais um artigo a respeito de bandas sonoras mais daqui a pouco), decidi compilar um top consideravelmente diferente: em vez de analisar, classificar, ou listar os cinquenta filmes da Disney por ordem de preferência, vou optar por fazer uma lista.

A minha lista, contudo, não será dos filmes. Será das músicas. Colocando cinco músicas por dia, chegaremos a dia 31 de Dezembro com as minhas cinquenta músicas preferidas do universo Disney.



Primeiro, queria pedir-vos um favor: não julguem a lista nem a levem demasiado a sério. Acaba por ser uma escolha muito pessoal e, quando assim é, é sempre bem feito. Estamos a falar de músicas que nos dizem a todos coisas diferentes, que nos transportam para outro mundo, que nos ensinaram e nos acompanharam ao longo do nosso crescimento. 

Queria pedir-vos ainda outra coisa: que me vão apontando, ao longo dos dias, sugestões de músicas que eu possa talvez ter esquecido e que vocês gostavam que incluísse na lista. Agradecia o máximo de sugestões possíveis (tentem não pensar nas mais óbvias, daquelas que indubitavelmente eu teria na lista).


"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS",
por Jorge Rodrigues
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-6 | #5-1




20. "Almost There", THE PRINCESS AND THE FROG


Esta excelente cena, no início de THE PRINCESS AND THE FROG, encheu-me de esperança de que o que aí viria seria tão bom ou melhor. O filme acabou por desapontar, mas esta sequência animada, tão bem desenhada, estilizada, cantada e enquadrada na cena do filme, mantém-se como uma das minhas preferidas do ano de 2009.


Versão Original:

Versão Portuguesa (Baixa qualidade de som - melhor AQUI):





19. "I Wouldn't Say I'm in Love", HERCULES



A canção de amor mais atípica da Disney, no filme mais atípico da sua filmografia também. HERCULES é capaz de ser o filme da Disney que mais desafia as convenções e consegue gozar com alguns aspectos dos romances clássicos de contos de fada. "I Wouldn't Say I'm in Love" junta a protagonista Meg com as Musas e, numa música cheia de charme e romantismo, tenta convencer-se (e convencer-nos) que não ama Hercules. Falha redondamente em ambos os casos. Ainda por cima, a versão portuguesa bate a inglesa, de novo.


Versão Original:

Versão Portuguesa:






18. "Can You Feel The Love Tonight", THE LION KING

Que a banda sonora de THE LION KING é fabulosa, ninguém duvida. Que Elton John tem músicas brilhantes, também não. Então que dizer da junção de Zimmer, John e Rice, que nos proporcionam uma balada bela e única, nada parecida com as restantes baladas que possuem o selo Disney.

Versão Original:

Versão Portuguesa:






17. "Son of Man", TARZAN



Tudo o que disse para Phil Collins/Luís Represas na "You'll Be In My Heart" aplica-se aqui também. A grande diferença é o ritmo da música. Muito mais entusiasmante, muito mais inspiracional, muito mais interessante. E como acompanha uma sequência fílmica muito bem conseguida, merece um lugar mais elevado no top.


Versão Original:

Versão Portuguesa:






16. "Mother Knows Best", TANGLED



A melhor canção de um vilão da Disney. Donna Murphy (Helena Montez/Rita Alagão) brilha intensamente nesta excelente combinação de melodrama, manipulação, desespero e auto-comiseração (além da preparação vocal necessária, adoro a capacidade de incutir o seu ritmo próprio e os tiques que conferiria à personagem se esta fosse de carne e osso - consegue encantar em tão pouco tempo). Mother Gothel pode ser a vilã menos poderosa e menos assustadora que a Disney já produziu, mas é em contrapartida a mais fascinante de ver agir aos nossos olhos, a par de Maleficient e Ursula nesse sentido. Diva como nenhuma outra na história da Disney, Mother Gothel já tem lugar no panteão dos vilões dos contos animados. Só pela line-reading de "The plague. Oh. Yes!" e "Oh no more, stop, you're upsetting me!"

Versão Original:

Versão Portuguesa (Má qualidade mas não encontrei melhor):


Estamos quase a chegar ao fim... Continua amanhã.

2 comentários:

Joana Vaz disse...

Que cinco tão diversificadas e poderosas...:D
O melhor grupo até agora!

A minha favorita é "Can You Feel The Love Tonight". Apaixonante, comovente e brilhante.

Em "Son of Man" continuo a gostar mais de Luís Represas do que Phil Collis. Deixa-nos orgulhosos este Homem.;) Que grande música!

"I Wouldn't Say I'm in Love" é tão irreverente, não deixando de ser doce e romântica. Gosto muito.
Hercules tem uma óptima dobragem portuguesa!

Infelizmente, em The Princess And The Frog, acho que as músicas na nossa língua são bem mais fracas do que as originais.
Para mim, "Almost There" é a melhor do filme. Divertida e alegre. Belo momento.

Só agora ouvi "Mother Knows Best" na versão original. E adoro. Grande voz.
Donna Murphy é mesmo a vilã mais bem-explorada da Disney. Uma vilã moderna, manipuladora, que usa a mente em vez da força.

Tiago Ramos disse...

Confesso que não gosto muito do "Can You Feel The Love Tonight". Muito cliché e orelhuda, mas não positivamente.