Dial P for Popcorn: Revisão da Década: Melhores Actores da Década (2000-2009)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Revisão da Década: Melhores Actores da Década (2000-2009)

Estes três artigos seguidos fazem parte da minha Revisão da Década em Cinema, que comecei no meu antigo blogue "O Mundo Está Perdido" e retomei aqui no "Dial P For Popcorn". Por uma questão meramente prática, decidi passá-los para este blogue também e deste modo reabrir esta discussão.

Agora, vamos aos actores. Optei por só escolher 50 - e esteve difícil de reduzir! Todavia, lá consegui. Como não atino bem com a ordem (se fosse outro dia, muito provavelmente a ordem seria outra), vou colocar os nomes por ordem alfabética, tal como fiz com os filmes, só que desta vez deixo-vos no final com o meu top 10 de interpretações masculinas do século.

Avisar também que eu não distingo uma performance de um actor principal ou de um secundário. Se for boa o suficiente, mesmo sendo de um actor secundário, cá constará. A verde estão assinaladas as interpretações das fotos que acompanham a lista.


Aqui vão as minhas 50 interpretações masculinas preferidas esta década:



Adrien Brody, The Pianist
Andy Serkis, The Lord of the Rings: The Two Towers
Ben Kingsley, Sexy Beast
Bill Murray, Lost in Translation
Casey Affleck, The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
Chris Cooper, Adaptation
Christian Bale, American Psycho
Christoph Waltz, Inglorious Basterds
Colin Farrell,
In Bruges
Colin Firth, A Single Man



Daniel Day-Lewis, There Will Be Blood
David Strathairn, Good Night and Good Luck
Denzel Washington, Training Day
Ed Harris, Pollock
Ewan McGregor, Moulin Rouge!
Forrest Whitaker,
The Last King of Scotland
Gael García Bernal, Amores Perros



Gael García Bernal, La Mala Educación
George Clooney, Michael Clayton
George Clooney, Up in the Air
Heath Ledger, Brokeback Mountain
Heath Ledger, The Dark Knight
Hugh Jackman, The Fountain
Ian McKellen, The Lord of The Rings: Fellowship of the Ring
Jack Nicholson, About Schmidt
Jake Gylenhaal, Brokeback Mountain
Javier Bardem, Before Night Falls
Javier Bardem, No Country for Old Men
Jeff Bridges, Crazy Heart
Jeff Bridges,
The Door in the Floor
Jeff Daniels,
The Squid and The Whale



Jim Broadbent, Moulin Rouge!
Jim Carrey, Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Joaquín Phoenix, Walk the Line
Johnny Depp, Pirates of the Caribbean: Curse of the Black Pearl
Jude Law, I Heart Huckabees
Mark Ruffalo, You Can Count on Me
Mathieu Amalric, The Diving Bell and the Butterfly
Michael Fassbender,
Hunger
Mickey Rourke, The Wrestler
Paul Giamatti, Sideways
Peter Sarsgaard,
Shattered Glass
Philip Seymour Hoffman,
The Savages
Richard Jenkins, The Visitor
Ryan Gosling, Half Nelson

Sean Penn, Milk
Sean Penn, Mystic River
Tom Wilkinson, In The Bedroom
Viggo Mortensen, A History of Violence
Viggo Mortensen, Eastern Promises





As minhas dez interpretações favoritas seriam (de notar que as primeiras 8 em princípio não mudam, as últimas duas são variáveis - dependem do dia):

1. Daniel Day-Lewis, There Will Be Blood
2. Gael García Bernal, La Mala Educación
3. Christian Bale, American Psycho
4. Heath Ledger, Brokeback Mountain
5. Mickey Rourke, The Wrestler
6. Chris Cooper, Adaptation
7. Viggo Mortensen, Eastern Promises
8. Sean Penn, Milk
9. Adrien Brody, The Pianist
10. Javier Bardem, No Country for Old Men



E para vocês, quais são as melhores interpretações masculinas da década?

 

8 comentários:

Anónimo disse...

leonardo di caprio , nao?

Anónimo disse...

a praia, gangs de nova york, diamante de sangue, o aviador, the departed sao os que me lembro dele desta decada , nenhum merece ser assinalado?

Jorge Rodrigues disse...

Quanto ao DiCaprio torna-se um caso pessoal. É dos poucos actores que me faz torcer o nariz (eu sei, é ridículo, mas pronto).

Admiro o seu (enorme) talento mas em toda e qualquer interpretação dele há sempre alguma coisa que me incomoda. Mas sim, visto por alto, é o primeiro grande erro na minha lista, não ter sequer um DiCaprio.

Para tu veres que esta lista tem um ano e já olhei para ela mais que uma vez e nunca me tinha passado pela cabeça que me tinha esquecido de alguém tão importante como ele.

Se alguma dessas interpretações fosse escolhida, seria a de THE AVIATOR. Não suporto Blood Diamond e em Gangs of New York a estrela é Day-Lewis, sem qualquer dúvida. The Departed e Gilbert Grape são as outras duas interpretações dele, a par da The Aviator, que eu mais aprecio.

Cumprimentos e obrigado pelo comentário (para a próxima identifique-se se faz favor),

Jorge Rodrigues

José Neves disse...

faria na tua lista algumas substituiçoes por: o eric bana no munich, o william hurt no the village, o joaquin phoenix no two lovers, o edward norton no 25th hour, o philip seymour hoffman no before the devil knows you're dead, o jeremy renner no the hurt locker, o Joseph Gordon-Levitt no mysterious skin e o Chiwetel Ejiofor no redbelt(são os que me lembro agora. mas boa lista : )

Jorge Rodrigues disse...

Hmm, mais sugestões :)

Não sou nada apoiante do MUNICH nem do Eric Bana nele, por isso esse nunca entrou nos planos. O Joaquín Phoenix tinha aqui a nomeação anteriormente pelo TWO LOVERS, depois troquei-o pelo WALK THE LINE que incidentalmente tinha visto recentemente de novo e achei que era melhor nesse que no outro. Nem peguemos no THE VILLAGE porque quem me conhece sabe o que eu acho do Shyamalan e da sua obra pós-Sixth Sense. Interessantemente, andei imenso tempo à volta do Ed Norton e do 25TH HOUR e não sei bem porquê que o excluí da lista final tendo a certeza que por exemplo Richard Jenkins aí na lista foi uma escolha suplente. Curioso.

Pegando no Philip Seymour Hoffman... Não sei se reparaste mas fugi à "supostamente" melhor interpretação dele (Capote) e à suportamente mais complexa (Before The Devil Knows You're Dead) pura e simplesmente porque acho que ele é melhor quando não exagera - daí THE SAVAGES. Ele e a Laura Linney são formidáveis aí. Mas para quem é fã... admito que qualquer uma das duas acima pode ser impensável não ter sido colocada.

O Joseph Gordon-Levitt esteve na minha lista inicial por 3 filmes: Mysterious Skin, Brick (que se não viste, devias ver, ele é excelente e estaria nomeado nos meus prémios em 2005) e (500) Days of Summer. Se não me engano, ele pelo Brick foi o meu número 52. Foi por pouco.

E não sei porquê mas nunca vi esse Red Belt. Já está na minha pilha de filmes "to-see".

Obrigado pelos comentários (keep'em coming),

Jorge Rodrigues

José Neves disse...

ahahah não gostas de dois dos meus filmes preferidos da década (munich e the village)... subjectividade o que éramos sem ela? (gostei muito de ver o hugh jackman na lista, é uma interpretação tão subvalorizada)

DiogoF. disse...

Difícil, tão difícil.

Day Lewis, indiscutivelmente o melhor, para mim. Seguem-se Depp (Pirates), Bardem (No Country), Waltz (Inglorious), Gael (Habla), Ledger (Dark Knight), Brody (Pianist)

Jorge Rodrigues disse...

Pois, eu acho particular piada a Day-Lewis, Depp, Waltz e Ledger, porque são criações que se nota tão pessoais e tão autênticas e que lhes devem ter dado um gosto enorme em representar que eu realmente admiro as intepretações ainda mais.


Cumprimentos e obrigado pelo comentário,

Jorge Rodrigues